Ficou ilhado com a enchente? Veja o que fazer

Mesmo sendo um motorista cauteloso, você pode ser pego de surpresa com uma enchente. Em uma situação como esta é preciso manter a calma e colocar atitudes em prática para sair desta situação e preservar sua integridade física e também a do seu carro. Se você ainda não se deparou com isto, que tal aprender 3 dicas sobre o que fazer ao ficar ilhado em uma enchente e saber quais coberturas disponíveis para esta ocorrência?

1. Evite vias com histórico de enchentes

É uma dica óbvia, porém, atualmente há como saber quais vias mais propensas a enchentes. Para mapear as ruas e avenidas com histórico de enchentes siga os perfis de redes sociais do departamento de trânsito e da prefeitura da sua cidade. Ter este cuidado é importante, bem como ter a proteção de um seguro. Quem controla a frota de uma empresa, por exemplo, deve associar a segurança de um seguro empresarial com o mapeamento das vias com alto índice de enchentes.

2. Não enfrente a enchente

Nunca transite em vias alagadas cujo nível da água ultrapassar a metade das rodas. Observe as rodas de veículos de passeio para ter noção do porte do alagamento. Se a enchente chegou de repente, não acelere, do contrário, a água vai parar no motor por intermédio do tubo do filtro de ar e as peças do motor sofrerão danos significativos. Antes de ser surpreendido por uma enchente, faça uma cotação online de seguro automóvel para descobrir quais coberturas se aplicam a seguro de carro em casos de enchentes.

3.  Acione o seguro imediatamente

Quem possui um veículo assegurado deve acionar a seguradora imediatamente. Um mecânico irá até você e encaminhará o carro a oficina da companhia de seguros. A urgência da notificação de sinistro é porque quanto maior a demora em reparar os danos sofridos pelo veículo durante a enchente, menor a chance de recuperação. Se o carro é da empresa, tenha este mesmo cuidado. Você que é empresário precisa ter um seguro empresarial para proteger a frota.

Atenção às coberturas de seguro para enchentes

A cobertura da apólice de seguro empresarial para automóvel e para pessoas físicas tem regras. É muito importante que, durante uma cotação online de seguro automóvel, o corretor deixe claro quais os tipos de coberturas que se encaixam em seu perfil.

Quem mora ou tem empresa em cidades litorâneas precisam ter atenção extra. Ao realizar uma cotação online de seguro automóvel, é preciso que o corretor deixe claro que alagamentos causados pela ressaca marítima e quaisquer danos ocasionados pela água do mar poderão não ser cobertos pelo seguro empresarial.

Outro item importante que deve ser abordado é que a apólice de seguro protege a estrutura do veículo (chassi, motor e caixa). Se o seu automóvel particular ou corporativo for blindado e possuir kit de gás, mencione a presença destes itens durante a cotação do seguro para avaliação.

Precisa de seguro empresarial ou fazer uma cotação online de seguro automóvel? Fale com a Success Corp! Solicite contato de especialistas via WhatsApp ou telefone.